DIY
25 mar 2015

Dicas para fazer pompons e ideias para usá-los!

pompom2

Fazer pompons pra você é: a. terapêutico e ótimo DIY para curtir a novela ou o Netflix, b. coisa de trabalho de escola, c. adorável mas sem utilidade ou d. coisa de quem não sabe criar outra coisa com lã?

Hum… Estou vendo que está titubeando entre algumas alternativas, é isso? Então vou tentar te convencer com a minha resposta e contar por quê descartar as demais! Pode? Porque sim, fazer pompom pode ser relaxante para descansar e criar algo com as mãos sem pensar muito, é um jeito superlegal de colocar um projeto em prática em poucos passos neste clima de outono e, ao contrário do que pode imaginar, há inúmeros usos para os pompons que produzir!

Vamos a algumas ideias? 

O assunto surgiu no último domingo quando resolvi dar um fim a três novelos que começavam a embaraçar entre meus materiais… Como não tricoto e não faço tear nem tapeçaria, a minha solução seria juntar os dedos, enrolar algumas várias vezes, amarrar com o próprio fio o bolinho e cortar as aparas para fazer pompons. Todo mundo sabe esse passo a passo, certo? (Se não, vem aqui aprender). E então, minha tarde com música e poucos compromissos foi relaxante e resultou em uns vinte pompons de diferentes tamanhos.

Ao postar a foto acima no Instagram e comentar sobre meu feito, não demorou para surgir uma pergunta por aí: mas você vai fazer o que com isso? Tem alguma utilidade? Pois eu repondo dizendo que há ideias lindas para colocar em prática! Pompom é uma graça para ser usado não só na decoração, como em toques na moda e festas. Espie aí abaixo!

pompom1

Produzidos pequenos (enrolados em dois ou três dedos) ou no garfo, os pompons podem originar garlands – esses fios decorativos – para enfeitar a sala, cabeceira da cama, o home office, ou uma mesa de festa, como também é lindo para colar em galhos e ousar nos arranjos de flores.

Já em tamanho um pouco maior, pode ser uma forma criativa de marcar o nome dos convidados à mesa em um evento. É só colocar um clipes preso em seu miolo e prender uma tag com o nome. Fofo, hein?

E para looks criativos… O que acha de prender os pompons a alfinetes de gancho e então prendê-los a lenços, gorros, bolsas ou turbantes? E mais, se tem um pouco mais de afinidade com a linha e agulha, o que acha de costurar alguns na borda de uma echarpe? O visual sai do comum e você pode dizer que foi você quem fez!

Dicas rápidas para pompons mais fofos e rápidos: use lãs mais grossas, não dê voltas muito grandes, já que vai acabar podando bastante dos fios com a tesoura e gera desperdício e por último, desfie (com o dedo mesmo) um pouco as pontinhas da lã para que o pompom fique mais redondinho e macio.

pompom

Vamos responder a pergunta lá em cima novamente? Já posso ver todo mundo ligando no seriado da vez e correndo para buscar um novelo… ;) Boas criações!

Deixe seu comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

Comente pelo facebook
4 comentários
  1. Adorei os vasinhos! Muito original! bjs

    Responder
  2. Adoro o cordão de pompons! Pena que estou com poucas cores no meu estoque, porque prefiro ele bem coloridinho… preciso comprar cores novas. Qualquer coisa com pompons, na verdade, fica super delicadinho, né, mesmo mega colorido.

    Responder
  3. amei as sugestões de uso!! especialmente a ideia de aproveitar galhos para fazer arranjos de flor com os pompons! Obrigada pelas dicas =D

    Responder