Ilhabela
27 nov 2017

Guia de Ilhabela: onde tomar café na Vila

Depois de quase cinco anos de Ilhabela, tomo vergonha na cara e começo hoje a criar um guia local no blog. Onde comer, o que fazer em dias de chuva, onde tomar café na Vila, ateliês, marcas locais, onde encontrar doces deliciosos, onde achar um bolo caseiro, onde ir à noite, onde levar crianças para diversão fora da praia, onde tomar café da manhã, onde usar internet sem erro… E por aí vai! Tudo aquilo que eu sempre respondi para amigos e conhecidos que vinham pela primeira vez pra cá ou estavam em busca de novidades, e eu nunca organizei em postagens.

Vamos juntos a partir desse post compartilhar meus pontos favoritos na cidade? Tudo de forma autoral, passeios que realmente indico, lugares que eu mesma fui e relatos pessoais. Contem com a verdade e apenas a verdade e lugares de cartão postal, assim como points locais, de quem aqui vive. Começou! E com “onde tomar café na Vila”, é claro, já que taí uma coisa que faço e muito!

Guia de Ilhabela: onde tomar café na Vila

Ponto das Letras

Vir para Ilhabela e não sentar no Ponto das Letras para folhear uma revista, comer um brigadeiro e bebericar um café faz do passeio pra lá de incompleto. Com mais de 25 anos de portas abertas, o café livraria é um marco da Vila, cartão postal que não tem quem não conheça. A fachada típica já revela que o Ponto veio para resguardar tradições: o branco e azul, janelinhas de vidro e porta de madeira conservam a antiga colônia de pescadores e seus quitutes tradicionais do cardápio mostram que tudo que é bom merece ser preservado.

O que é imperdível por lá e recebe salve salve de seus visitantes: a torta de banana caramelizada (não como banana mas todo ovacionam!), o pavê de chocolate que é o melhor do mundo, o brigadeiro super tradicional e delicioso, as empadinhas muito bem recheadas, o café Floresta presente em todas as bebidas com café da casa, os cartões postais da Ilha que estão quase em extinção mas não faltam lá e o croque monsieur que é no capricho.

Mais um ponto alto: você pode folhear as revistas e livros que quiser enquanto aprecia seu lanchinho, doce ou café da tarde. Eles cultivam esse hábito e é muito legal a liberdade de pegar um exemplar da estante e folhear sem medo mesmo que não seja para levar. Gentileza que gera gentileza! E muitos clientes fiéis. Vai um cafezinho?

Funcionamento: folga semanal às terças-feiras fora de temporada, aberto a partir das 10h, fica na rua em frente ao mar, Vila. Vem ver localização e novidades diariamente na fanpage.

Gelateria Tradizionale – sorveteria italiana

É adepto do café com sorvete, o verdadeiro affogatto ou uma casquinha numa mão e um café na outra? Nessa sorveteria italiana, as duas coisas são gostosas, tanto o café como o sorvete. Tem várias opções do sabor de massa, com ou sem leite, tem picolés artesanais cobertos de chocolate e recheio cremoso e tem também alguns doces, como o cremino que é meu favorito, uma tortinha de chocolate com uma massinha de bolo gelada na base. Acho uma ótima pedida para quando a vontade é um café da tarde, mas também um passeio com sorvete para a família. Sabe? Combinação boa e que também é muito feliz depois de um jantar como sobremesa e última parada na Vila, nosso centrinho em Ilhabela.

O que é imperdível por lá: não quer ir embora sem saber meus sabores favoritos fora meu adorado cremino, a tortinha gelada? Te indico então o picolé artesanal com amarena no recheio (uma cerejinha ácida) que cai muito bem com a baunilha e chocolate da casca, e de massa, o pistache, que é super cremoso e nada artificial. Boas apostas!

Mais um ponto alto: o café é Illy e combina muito com o universo italiano de verdade do estabelecimento, que tem até trilha sonora do país de origem. Mas fica a dica: se não gosta de café muito forte, peça pelo longo, já que o curto é um xote dos bem fortes. Mas combina muito com os sabores de sorvete servidos.

Para checar funcionamento, cardápio e até mesmo opções delivery, vale ir no site e conhecer mais.

Começamos esse guia de Ilhabela com pé direito? Já tem mais pauta no forno e você também pode pedir dicas! Local que é local tem que saber responder e dar furos! ;)

Deixe seu comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

Comente pelo facebook
0 comentários