Decoração
07 abr 2015

Enfeitar e refrescar a casa com samambaia: a moda voltou!

samambaia

Você já reparou que as plantas também entram no jogo do sobe e desce da moda?

Está aí achando que isso é loucura, que as plantas não fazem parte de modismos e tendências? Então, permita-se pensar um pouquinho nestas perguntas: qual era a planta que você mais via na casa dos amigos em sua infância? quais eram as plantas que sua mãe cultivava dentro de casa? e na casa da sua avó? Tem mais: você se lembra de ouvir falar tanto de suculentas há um tempinho atrás? ou… já se pegou pensando por que não presenteia mais com vasos de violetas?

O sumiço dos vasos de samambaia na decor

A-há, com a história das violetas eu te peguei, não? E coloco então as samambaias na mesma reflexão: por onde estiveram essas plantas de folhas volumosas? Há uns vinte anos atrás, não havia quintal de casa, varanda ou sala de jantar sem elas. Fáceis de cuidar e ótima espécie para ter dentro de casa e com luz amena e indireta, as samambaias reinavam. E então, por um período, pareceram ficar escondidas, foram deixadas de lado no universo da decoração juntamente com as violetas, aquelas que a gente comprava a cada ida ao mercado. É ou não?

Efeito descolado na decoração

Sem data marcada ou um ponta pé claro que tenha determinado a sua volta, as “Boston Ferns”, como são chamadas em inglês (dê um pinterest!), vem aparecendo com grande estilo em composições descoladas e marcantes.

Nos blogs de decor, casas antenadas e revistas do segmento, há bons exemplos de salas, cozinhas e áreas externas decoradas com essa planta democrática e acessível. Todo mundo teve uma e hoje, se escondeu o famigerado xaxim lá nos anos 90, voltou a tê-la em bonitos vasos pendentes ou jardins verticais. A samambaia proporciona vida instantaneamente ao ambiente e torna o espaço mais úmido e natural, tudo com pouco cuidado e muita resistência. Características das tão queridas suculentas, hein? Mas com uma boa diferença: elas preenchem o espaço e garantem superefeito com poucas unidades.

samambaia1

Já está convencida que a planta que andava com pouco status voltou para ficar? Nas fotos ficam algumas inspirações de como decorar com seus vasos em diferentes vasos. A samambaia é amiga dos vasos suspensos e não têm frescuras ao escolher sua morada.

samambaia2

Vamos aprender a cultivá-las?

Com samambaias minha experiência é nula, cresci e montei meu lar doce lar durante seu período de baixa… Porém, fui atrás de dicas simples para o seu cultivo. Anotem aí:

1. As samambaias não necessitam de luz intensa, elas se dão bem em ambientes fechados, podem receber luz indireta e em algumas horas por dia.

2. Elas amam umidade, as samambaias pedem regas diárias e usar vaporizador para espalhar água em suas folhas é bem-vindo.

3. As folhas amareladas e galhos secos devem ser retirados sempre que surgirem

samambaia4

O que acha de dar nova chance a essas belezuras? Já tem aí em sua casa?

Quando levantei o tema no Instagram (já me segue? @mastump), a acolhida foi unânime, quem curte decorações com toque boho e descolado, é fã da planta. Oba! Aliás, ela é uma das mais antigas do mundo, sabia? Ou seja, deve estar mais que acostumada com os modismos que inventamos e está sempre linda e forte decorando onde quer que esteja. ;)

– Imagens Casa Claudia, Minha Casa e Pinterest –
Deixe seu comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

Comente pelo facebook
3 comentários
  1. Eu adoooro, tenho um super carinho por motivos de: todo mundo em casa cultivava essas samambaias gigantescas! Mas aqui em casa optamos por uma mini, já que espaço não é exatamente o forte do apê :P Ó que bonitinha > http://ak2.polyvoreimg.com/cgi/img-thing/size/l/tid/21682520.jpg

    Responder
    • http://www.colacorelinha.com/wp-content/themes/blog/imagens/avatar.jpg

      Ei, Camila! Que dica boa essa de ter a mini para pequenos espaços! Adorei e vou atrás! Logo mais venho exibir minha nova coleção! rs ;) Obrigada pela visita e participação!

      Responder
  2. Nossa, tava conversando sobre isso com a minha sogra um dia desses! Ela tem várias na casa dela e algumas têm mais de 20 anos e são enormes! Por enquanto, tenho só uma mini-samambaia que fica enfeitando a casa no meu aparador, mas foi só eu trocá-la de vaso (coloquei num maior) e a bicha se multiplicou parecendo coelho, foi impressionante! Quando eu finalmente fechar minha sacada, pretendo comprar umas duas ou três pra pendurar. Elas não gostam de ventos fortes e tem dias que só falta o prédio cair com tanta ventania!

    Responder