Materiais
06 abr 2015

Dicas de lápis e canetinhas para pintar livros de colorir

dicas_colorir

Na última semana, fiz um post sobre o novo livro de colorir Floresta Encantada e a interação foi ENORME, o que comprova o quanto essa nova modalidade de livros para adulto está chamando atenção e já entrando nas atividades do dia a dia. o/ Coisa que só empolga e anima muito! Afinal, que delícia perceber que atividades como colorir e criar entraram para a rotina de quem há muito tempo não dava bola para a criação! Isso é genial e só tende a nos fazer bem!

Algumas das interações aqui e na fanpage (já acompanha?) foi sobre a dúvida “o que usar para pintar livros de colorir” e sugestões de produtos bacanas, com boa pigmentação, macios e que proporcionem um resultado bonito nas páginas. Achei a pauta excelente e aqui está um post com dicas de lápis e canetas para colorir seus desenhos!

desenho

Materiais bacanas para colorir

Sugestões de lápis de cor 

Sou aficionada por lápis de cor aquarelado desde a primeira caixa nos tempos de escola e de lá pra cá, tem duas marcas que ganharam meu croação: Faber Castell e Caran d’Ache.  A primeira marca é indicada para crianças e adultos e têm qualidade excelente e um valor acessível. Você pode comprar desde 12 cores até 48 e se esbaldar com as possibilidades de combinações. Mas não se esqueça: para que seja macio e gostoso de colorir folhas com papel poroso como as dos livros de colorir, tem que ser lápis de colorir aquareláveis, ok? A mina é mais macia e é mais fácil de pintar com efeito bonito e degradê. Já a segunda marca, é mais profissional e tanto o valor como lugares para comprar são menos acessíveis. Normalmente, é mais simples comprar em viagens ou Duty Free, porém, a qualidade e cores são sensacionais e valem o investimento.

E opção boa, bonita e barata:

Outra opção e que foi sugestão da prima leitora é a marca Koh-i-noor Mondeluz, que é vendida no AliExpress (aqui). Ela adquiriu justamente para alegrar seu novo vício (colorir nas horas vagas) e dá a dica: são macios, vieram com as minas intactas e têm preço bom comparados a outras caixas com dezenas de cores. Esse nunca testei, mas confio na resenha e experiência da cola-prima!

Sugestões de canetas hidrográricas para colorir

Além dos lápis aquarelados, é uma delícia colorir com caneta e também misturar os dois materiais (como? criando degradê, contornando, fazendo hachuras ou pontilismo). Tem algumas marcas de canetas hidrográficas (com a mesma ponta das canetinhas) que apresentam modelos ideias para pintar: Stabilo e Copic são duas delas.

As marcas não são super em conta, mas apresentam opções com pontas finas e com estilo pincel que oferecem um traçado ótimo para colorir. Eu adoro as canetas Stabilo com o corpo da caneta da cor da tampa (vejam na foto acima), que podem ser compradas em estojo ou individual. O preço é mais amigo e também há genéricas, que são quase tão boas quanto, em grandes papelarias. É possível comprar online também, so buscar por canetinha hidrográfica. :)

desenho1

Se ficou curioso com as canetas Copic, está aí uma dica incrível para quem quer investir e vai usar muito. O valor é mais alto e a qualidade é profissional. Essa marca é usada por quem ilustra estampas, por exemplo, o traço é lindo e eu tô sempre de olho e querendo colocar no carrinho. Esse modelo “Ciao” é boa opção para começar a coleção.

crayola

Mais uma sugestão de cola-leitora, a Simone contou que foi aconselhada por um vendedor da Livraria Cultura a comprar Crayola, por suas canetinhas mancharem menos o verso. Boa sugestão também! Elas são simiares à Stabilo, mas há versões com carimbo na ponta e outras duplas. :) E se este assunto te interessa e está em busca de canetas permanentes também, para outras superfícies além do papel, aqui tem um post sobre a caneta Posca.

Que tal as sugestões? Você tem usado qual destas opções para colorir suas flores e jardins? Caso tenha mais dicas, deixe nos comentários!

P.S.: os desenhos aí acima são meus usando Caran d’Ache, Posca, Stabilo e Faber Castell.

Deixe seu comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

Comente pelo facebook
12 comentários
  1. Anna Maria Steinbrecher Barretti

    Adorei as dicas de lápis e principalmente as canetinhas vou tentar pintar com elas!

    Responder
  2. Mariana

    eu fui uma das que pedi indicação para pintar hahhahaha brigada, Ma! Adorei as dicas!

    Responder
    • http://www.colacorelinha.com/wp-content/themes/blog/imagens/avatar.jpg

      Eeee, Mari! Que bom que voltou para ver as dicas! <3 Espero que aproveite!

      Responder
  3. Bom dia, amei a dica, encomendei o livro porém estava na dúvida do lápis de cor!
    queria saber se a caneta hidrográfica “vai e vem” Faber Castell é boa para utilizar no livro? ou se tem alguma caneta hidrográfica da Faber Castell que você me indicaria. Aguardo ansiosa pela resposta! beijinho

    Responder
    • http://www.colacorelinha.com/wp-content/themes/blog/imagens/avatar.jpg

      Olá, Gabriela! Tudo bom? Que bom que a dica veio em boa hora!
      Sobre hidrográficas da Faber, há outras boas sim! Único cuidado é procurar por pontas finas para completar os detalhes das ilustrações e se atentar se não marcam atrás do papel. Vou buscar um nome pra você e volto pra contar!

      Beijos e venha sempre!

      Responder
  4. Luciana

    Adorei o post!
    Alguma dica de como pintar o fundo? Vejo vários fundos pretos lindos, mas tenho um medo de me arriscar e dar tudo errado….

    Responder
  5. Thayane Calazanz

    Oi! gostei muito das dicas, sou nova nessa onda de pintar e estou empolgada!
    Gostaria de saber se indicaria o lápis de cor Stabilo para pintar, assim como indicou o Faber. Será que ele funciona legal para isso?

    Responder
  6. Inó Aragão

    Obrigada pelas dicas, pra mim foram excelentes!

    Responder
  7. Josélia Madeira

    Amei a dica e vou começar minha arte. Bjs.

    Responder
  8. ROVENA CHAVES MESQUITA PAIVA

    Ótimas dicas! Obrigada, vou comprar agora!!! hehehe

    Responder
  9. Will

    Muito bom seu post! Eu estou em busca de modelos de canetinhas hidrográficas. Comecei a pensar em detalhes para o meu modelo de barco que fiz no fim do ano passado (comecei a mexer com nautimodelismo e estou adorando) e pensei nessas canetas, busquei no Google e achei seu blog hehe
    Estive pensando nesse modelo de canetinha Stabilo (https://www.ohe.com.br/stabilo/) e também Staedtler (http://www.papelariauniversitaria.com.br/staedtler.html). O que você acha deles? Queria modelos de ponta mais fina, porque o traço tem de ser delicado e mais fino mesmo. Serão somente detalhes e, do jeito que estou empolgado, provavelmente farei mais modelos com o tempo e quero ter o jogo de canetas para ir usando. Se tiver outras dicas, por favor, aceito indicações.
    Agradeço a atenção!

    Responder
    • http://www.colacorelinha.com/wp-content/themes/blog/imagens/avatar.jpg

      Olá, Will! Como vai?
      No seu caso, indicaria as canetas para uso em diferentes superfícies como a caneta Posca, que também tem em pontas bem finas. Meu marido tbm pratica a montagem de barcos e sei que o material é acrílico, plástico, madeira. Vai aderir bem a todos! Procure na busca aqui do blog mesmo a plavra Posca para conhecer a marca. :)

      Responder