Decoração
27 jan 2015

Decorações que funcionam apenas no Pinterest. Concorda?

mimiandmeg-decorating_instant updates_img01A

A gente folheia mil revistas de decoração e fica horas “pinando” imagens inspiradoras nos murais do Pinterest (cuidado: a rede social é capaz de comer horas do dia, viu?) e então, temos a sensível impressão de que nossa casa poderia ser reorganizada completamente e que há inúmeras novas ideias que deveríamos pôr em prática. Ou melhor, já vamos logo pensando: “como não fiz isso antes?”, “como ainda não tenho isso em casa?”. Pois me pego pensando que muitos desses cenários incríveis que desejamos têm toda uma razão por estarem dentro dos boards e não no lar doce lar: não são funcionais. Caiu o mundo ou também pensa o mesmo?

Vou jogar cinco ideias lindas e famosas dos murais do Pinterest e sites de decoração e vamos refletir sobre. Preparados? Lá vão:

  1. Parede de lousa de giz na cozinha
  2. Livros organizados por cor
  3. Bicicleta pendurada na parede
  4. Mesas feitas de revistas
  5. Cabide com sapatos no armário

 

decor

O que acha que elas têm em comum? Minha resposta seria: lindas apenas nas fotos.

Ui, será que fui má agora? Desculpe se provoquei uma desilusão, mas sejamos sinceras… Cadê o pó do giz pela comida, chão da cozinha e criança espirrando? Como é que encontramos um livro quando aquele de sociologia da faculdade (capa vermelha) está ao lado do livro de histórias natalinas da infância (capa vermelha escura)? E continuamos: como entramos com a bike depois de pedalar pelas poças da pracinha e penduramos sobre os móveis e tapete da sala? Ai. Na mesma chegada, tiramos a sapatilha contendo traços de metrô e penduramos no cabide? Ok, aí, logo sentamos para relaxar e apoiar o copo de refresco numa mesa de… pilha de revistas! Expectativa x realidade sempre bate à porta uma hora ou outra. ;)

Ai, ai, Pinterest, desse jeito você me deixa mais feliz: nem tudo que parece genial nas imagens seria funcional para a vida. Assim, percebemos que a decor real segue outras regras e o prático e útil muitas vezes precisa se equilibrar ao bonito e inspirador.

Alguma das ideias listadas não deveria estar nessa black list pra você? Ou, colocaria mais alguma?

Deixe seu comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

Comente pelo facebook
9 comentários
  1. Genial, Ma!
    Em alguns casos não concordo com você – já que acho a parede de giz mais decorativa e acredito que não vamos ficar escrevendo e apagando todo dia pra ter tanto pó assim – mas em essência você tá muito certa! Nem tudo funciona na vida real, na prática!
    Sou decoradora e costumo falar sempre que acho que um profissional pra projetar um ambiente precisa ter usado um do mesmo tipo pelo menos uma vez na vida, tipo armários de cozinha. Quem não tá acostumado com o dia a dia de uma vai saber onde fica melhor o que?
    Na hora do ‘vamo vê’ a gente tem sempre que encontrar uma harmonia entre a beleza e a vida real!

    Bejoooo!

    *Depois dá uma passadinha no meu blog e loja virtual de projetos! ;)
    http://vivacasaviva.com.br/
    http://loja.vivacasaviva.com.br/

    Responder
    • http://www.colacorelinha.com/wp-content/themes/blog/imagens/avatar.jpg

      Vocês podem mesmo estar certas quanto a minha birra com uma parede toda de lousa, moças! Mas ainda sou mais a favor então em usá-la com caneta de giz ou mesmo brincar com desenhos fixo, com impermeabilizante! Opinião de uma pessoa com rinite desde o nascimento. ;)

      Obrigada pela visita e vão me contando temas que gostariam de ver por aqui!

      Responder
  2. Caná

    genial! a parede de giz não acho tanto problema, concordo com a amiga ali embaixo que ela é mais decorativa que “funcional”, mas a bike na parede…! meu sonho de consumo e ao mesmo tempo completamente inviável! rs

    Responder
    • http://www.colacorelinha.com/wp-content/themes/blog/imagens/avatar.jpg

      Vocês podem mesmo estar certas quanto a minha birra com uma parede toda de lousa, moças! Mas ainda sou mais a favor então em usá-la com caneta de giz ou mesmo brincar com desenhos fixo, com impermeabilizante! Opinião de uma pessoa com rinite desde o nascimento. ;)

      Obrigada pela visita e vão me contando temas que gostariam de ver por aqui!

      (Beijo, fluera querida!)

      Responder
  3. Luisa

    Oi Ma! Adorei essa ideia de post pq é sempre algo que eu fico pensando, principalmente esse de pilha de livro/revista de mesa! Só funciona se a pessoa não ler (nunca) mais eles e, se não vai ler, pra quê ficar guardando, não é mesmo? ;)

    outra coisa que também acho que nunca funciona é sofá bonitinho com as almofadas organizadas e um throw blanket (sabe? só pra decorar). É lindo, mas é só a primeira pessoa sentar ali (tipo meu namorado que ignora minhas reclamações pra ele não tirar as almofadas do lugar) que já fica tudo zoado. Mas, honestamente, esse é um detalhe que eu não vou abrir mõao. Resultado? Corre pra arrumar as almofadas assim que o namô/visita levanta ;)

    Responder
  4. Puts, minha parede-lousa ficou ~marromenos~ na mesma posição da foto :P Mas tenho que concordar que se nós olhamos apenas o “bonito” do Pinterest (e bota bonito nisso, viu), às vezes levamos algumas invertidas ao tentar aplicar aquela realidade ao nosso espaço e estilo de vida!

    Responder
  5. Hahahaha! Obrigado por verbalizar meu eterno incômodo das prateleiras de livros por cores. Não é NADA funcional. Não tem lógica! E coleções com capas de cores distintas que acabam espalhadas sem sentido? Não funciona!

    Responder
  6. Você tirou as palavras da minha boca, concordo muito com você, sempre que vejo uma parede de lousa (linda mas…) só pendo nisso, não só na cozinha, mas em quarto também, livros por cor pra mim é pra quem tem livros só pra decoração, não pra quem ler e reler como aqui em casa, e nos outros caos também.

    Responder
  7. Ainn Ma, concordo com tudo!
    Também encontro coisas nada funcionais ou viáveis pra minha rotina. Ok, entendo que pra muita gente deve ser, mas acho que dificultam mais que facilitam. A parede de lousa eu até teria, bem pequena. E só teria porque não temos crianças ainda hahaha Um beijo, flor!

    Responder