Decoração
13 set 2016

Como compor quadros e escolher a melhor moldura

Em tempos em que rechear a parede de quadros, bordados, fotos e pôsteres é tendência que não sai de cena, aprender a usar molduras é sempre importante! A gerente de relacionamento do Espaço Moldura Minuto Gabriel, Priscilla Costa enviou dicas de como compor quadros e escolher a melhor moldura para os diversos tipos de obras e espaços.

O conteúdo é superrelevante e compartilho abaixo suas boas sugestões e alertas!

moldura

Anote as dicas e coloque em prática:

A moldura além de combinar com a tela, precisa também harmonizar com o ambiente. Para a escolha de molduras não há uma regra exata, depende da sensibilidade de cada pessoa para fazer a combinação.

Em telas onde foram utilizadas pinturas e texturas com cores quentes o ideal é usar molduras neutras, para que a moldura não interfira nas cores das imagens. O desenho de uma moldura deve ter relação com o tema e a densidade da obra, se for um quadro simples e leve, combina com uma moldura reta e pequena.

Cores marcantes no passe-partout ajudam a separar a imagem da moldura, criando uma sensação de perspectiva, mas atenção: depende da imagem, nem sempre o colorido combinado com o que está sendo emoldurado. Essa moldura também tem a função de valorizar e proteger a obra do contato com superfícies que possam danificá-las.

quadros

O principal objetivo do passe-partout é valorizar a imagem emoldurada fazendo com que o olhar seja direcionado exatamente para o centro. O ideal é que o passe-partout possua uma das cores secundárias da imagem emoldurada e jamais a cor predominante. Uma dica é nunca usar uma cor que chame mais a atenção para o passe-partout do que para a obra.

Molduras com tonalidades claras, como bege, branco e laqueado, devem ser usadas para acentuar as cores dos quadros. Novamente precisamos prestar atenção no tipo de imagem escolhida.

Em uma parede com várias obras as molduras não precisam ser iguais. Pelo contrário,  molduras diferentes garantem modernidade e sofisticação ao espaço. Combinar as molduras com gravuras, fotos e espelhos trazem um resultado bem bacana para parede.

quadros1

Evite exceder na quantidade e no tamanho dos quadros quando o local for pequeno ou que tenha muitos móveis. Uma moldura côncava traz a impressão de uma obra aumentada. Muito útil para quadros pequenos.

Por último, utilize vidros em fotografias ou gravuras. O vidro anti-reflexo é indicado para locais com muita luminosidade.

As dicas foram úteis? Guarde o post em sua pasta de referências para quando for decorar uma parede bem criativa!

Deixe seu comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

Comente pelo facebook
0 comentários